terça-feira, 21 de setembro de 2010

Democracia?




É necessário ter cuidado com o que está ocorrendo no Brasil hoje. Muitos não dão a devida importância às recentes descobertas da quebra de sigilo de oposicionistas ao governo federal atual. Isso porque, a maioria pensa que se não há nada a esconder, porque não se pode quebrar o sigilo de determinada pessoa? Ainda mais sendo a filha do Serra, alguém tão distante. Porém, não é assim que deve ser. O direito ao sigilo bancário, fiscal, telefônico, são todos direitos e garantias que temos para que nossas liberdades individuais não sejam desreipeitadas, para que não ocorra ditadura(algo tão recente na história do Brasil e que superamos a pouco mais de 20 anos), nem mesmo de uma forma disfarçada, pois é assim que todas começam, escondidas sob a imagem de um líder carismático que resolverá todos os problemas do país e quer extirpar as oposições.
Começou com a filha do Serra e todos que fazem oposição ao PT, que é situação hoje no governo. O problema é que amanhã pode ser eu, você, seu filho. Não vamos deixar que a democracia e liberdade que conquistamos nos sejam usurpadas. Isso já ocorreu na história. Stalin, Hitler, Saddam Hussein, Fidel Castro, todos esses ditadores começaram eliminando e perseguindo a oposição até formarem regimes autoritários e repressivos em que a população não tinha qualquer informação e podia ser morta pela simples opinião, a mídia era censurada e nada que não fosse interesse do governo podia ser publicado. A máxima impetrada era “ aos amigos tudo, aos inimigos a lei”. Leis essas que eram completamente absurdas e contra qualquer direito, liberdade e democracia.
Há que ser entendido que haver oposição é ótimo. Porém, a oposição deve existir para defender os ideais que acredita e votar de acordo com isso. A oposição deve votar à favor do que for de acordo, do que achar que é o melhor para o país e não simplesmente fazer oposição contra tudo que a situação se propõe a fazer. E esse é o grande problema do PT, sempre votou contra todas as realizações do governo FHC, realizações que nos trouxeram onde estamos hoje, sementes plantadas e que o governo Lula está colhendo. Mesmo assim, quando hoje a oposição vota contra algo que é proposto pelo governo, estes vêem pelo lado pessoal, como uma ofensa e querem por isso, eliminá-los da política para não serem mais incomodados.
Não é assim que um Estado Democrático de Direito deve agir, até mesmo porque, sendo ele em pról do Brasil, todo o debate, discussão, argumentação e opinião são válidos e devem ser inclusive fomentados. Do contrário, quem irá se opor quando o governo eleito pelo povo estiver agindo de maneira equivocada? Como nós, nossos representantes são humanos e cometem erros e, pontanto, devem ser controlados. Temos que ter sim oposição e qualquer ato que seja contra a existência de uma é autoritária, repressiva e contra a democracia.
A oposição ao governo atual, que eu me lembre, não teve em seu governo escândalos como os que tivemos agora no governo do Presidente Lula. Escândalos que eram sempre armados por alguém que persegue o governo e ninguém sabia absolutamente de nada. Como no mais recente envolvimento da Casa Civil em casos de tráfico de influência, enquanto no comando da Ministra Erenice Guerra. O Presidente nada sabia e pede investigações que se desenrolam vagarosamente.
Além de nada acontecer quanto aos escândalos de corrupção envolvendo o governo, pela mais bela jogada de marketing político já vista, o PT se apoderou de tudo que foi feito pelo governo anterior, sendo que aquele(PT) nunca fez nada de revolucionário que causasse as mudanças que conseguimos vivenciar nos últimos anos, tendo essas sido efeito de algo que plantamos lá atrás, e respeitando belas literaturas o mocinho saiu como bandido e vemos no país surgir uma anomalia política, em que, uma mulher sem histórico político(Dilma) se encaminha para comandar o Brasil possivelmente no primeiro turno. Lamentável.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente Robson. Triste pensar que moramos em um país em que a grande maioria da população não tem cultura suficiente para escolher seus representantes e que justamente estes que compõe a base da pirâmide são responsáveis por continuar colocando este povo no governo, sem conseguir enxergar os "ESCÂNDALOS" e sem ter noção que estamos entregando o nosso país nas mãos de pessoas manipuladoras e que nos afastam da verdadeira DEMOCRACIA. Vivemos numa Democracia mentirosa e falsa, pois já não temos direito ao nosso sigilo e daqui por diante o que nos espera??? Qual o outro direito de cidadão que nos vão ser amputados????
    Só tenho uma certeza, unidos seremos fortes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodson, me chamo Thalita Novo e sou coordenadora de redes do Instituto Millenium. (http://www.imil.org.br). Gostaria de entrar em contato contigo por email, por favor.

    meu email: thalita.novo@imil.gov.br

    Aguardo seu email!

    Atte,

    Thalita Novo

    ResponderExcluir